Introdução

Introdução

Tudo o que fazemos terá impacto na nossa vida, no ambiente em que vivemos e na vida das pessoas com as quais nos relacionamos. Portanto, é importante fazermos boas escolhas para colhermos bons resultados. Mas o que direciona as nossas escolhas? São os valores que temos aquilo em que acreditamos o que vale para a nossa vida e determina as nossas prioridades.
Dar valor a algo é não ficar indiferente.
Se você acredita em justiça, com certeza não fica indiferente ao ver um ato de injustiça. Quem acredita na honestidade, jamais irá pegar algo dos outros sem permissão ou irá enganar o próximo.
E como se formam os nossos valores? Os pais são nossos primeiros exemplos. Desde pequenos, aprendemos e repetimos o que eles fazem. Se nossos pais tem um bom relacionamento, se amam e se respeitam, vamos crescer acreditando nesse tipo de amor e, provavelmente, teremos relacionamentos parecidos. Mas se vivemos em um ambiente de discussões e brigas constantes, seremos candidatos a desenvolver relacionamentos disfuncionais.
Os professores também cumprem um papel muito importante na educação dos valores. Principalmente hoje em dia, pois as crianças passam cada vez menos tempo com os pais e mais tempo na escola. Porém, são poucos os professores que realmente praticam a educação em valores. A verdadeira educação consiste em praticar os valores no seu dia-a-dia e não apenas em dizer as crianças e adolescentes o que deve ser feito.
A influência da mídia também e muito forte na formação dos valores, principalmente no caso da TV. A velocidade das imagens e o tempo que o cérebro precisa para processá-las, faz com que a TV tenha um poder